René Descartes
Descartes (1596 – 1650)
René Descartes, nasceu na França, e desenvolveu seus trabalhos principalmente no campo da filosofia, da física e da matemática. Na matemática foi importante por gerar a geometria analítica e os sistemas de coordenadas. Mas seu trabalho mais notável foi no campo da filosofia, pois desenvolveu o pensamento cientifico cartesiano, baseado no racionalismo puro, fato que lhe rendeu o título do “pai” da filosofia moderna. A famosa frase: “Penso, logo existo” de autoria de Descarte, explicita muito bem esse pensamento racionalista. A principal obra de Descartes foi O Discurso do Método, onde ele ordena o pensamento humano em regras, obtendo um método, contribuindo muito para o pensamento epistemológico.
A aula teve como embasamento o filme "Cartesius" de Roberto Rosselini (1992) que trata a vida e obra de Descartes, abaixo um link com um trecho do filme que pode ser visto com fragmentos no site do Youtube:
Blaise Pascal
Pascal (1623 – 1662)
Blaise Pascal, nasceu na França, foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo. Na matemática, contribuiu para a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades, e desenvolveu a primeira maquina de calcular. Já no campo da física foi importante por desenvolver conceitos sobre a pressão e o vácuo. A religião é um ponto bem característico da vida de Pascal, em 1646, ele se converteu ao Jansenismo, e foi a partir de 1654 que ele se dedicou principalmente à filosofia e a teologia, período que escreveu varias obras de teor religioso. Dentre essas obras podemos destacar Les Provinciales, que possui um grande teor religioso. É o autor da famosa frase: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”, que revela o seu pensamento de que nem tudo pode ser explicado, se opondo ao pensamento proposto por Descartes, de que é possível se explicar tudo a traves de um método, para isso Pascal evidencia que é impossível se explicar tudo porque para isso ocorrer é necessário uma infinidades de métodos.
A temática dessa aula, assim como a de Descartes foi baseada em um filme, "Blase Pascal", também do diretor Rosselini, que foi transmitida na televisão italiana em 1992. Fragmentos do filme também são encontrados no Youtube e segue abaixo um link com o trecho do mesmo para que assim possa alimentar a vontade dos leitores desse blog em conhecer mais profundamente, assim como nós, a vida desse grande filosofo:
Esperamos que gostem das aulas, e assim como nós sintam-se cada vez mais interessados nas postagens, no andamento do blog e nas descobertas que esse blog pode oferecer. Comentários e sugestões são sem bem-vindos!
Até o próximo post com um estudo mais aprofundado da Dialética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário